segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Senado homenageia centenário de emancipação de Juazeiro do Norte


O centenário de emancipação do município de Juazeiro do Norte (CE) será comemorado no Senado amanhã, às 14h. Requerimento solicitando o evento é de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
Localizado na região metropolitana do Cariri, ao sul do Ceará, Juazeiro do Norte tem cerca de 250 mil habitantes, sendo o terceiro município mais populoso do estado. De acordo com Inácio Arruda, o nome da cidade se deve à alusão que se fez à denominação de uma árvore típica do Nordeste (cujo nome científico é Zizyphus joazeiro), palavra de origem híbrida tupi e portuguesa: “juá” (fruto do espinho) e o sufixo “eiro”.
O município foi emancipado em 22 de julho de 1911 e ganhou notoriedade graças ao desenvolvimento do comércio e da indústria de calçados. Além da produção de calçados, Juazeiro tem artesanato em couro e ferro, cordéis e xilogravuras.
Outro atrativo é a religiosidade, que atrai milhões de romeiros todos os anos em torno da figura de Padre Cícero, primeiro prefeito da cidade.
“As romarias fortalecem o comércio local e fomentam o turismo religioso em torno da figura do `Padim Cícero¿, cuja santidade é indiscutível para os devotos”, afirmou o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário