quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CDEIC realiza audiência pública para debater situação da indústria salineira

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio - CDEIC  irá  realizar nesta quarta-feira (17), ás 11h, na Câmara dos Deputados, uma audiência pública sobre a "Situação da Indútria Salineira do Brasil". Toda a cadeia produtiva do sal será discutida, tendo como destaque assuntos, como: Novo código florestal; Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante- AFRMM; Canal derivador das águas do Rio Apodi/ Mossoró;  Sal gema do Chile - desvantagem competitiva para o Brasil, além de linhas de financiamento.

"O Rio Grande do Norte é um dos estados mais interessados por ser responsável por 92% da produção brasileira de sal. Essa indústria vem enfrentando crises seguindas  nos últimos 20 anos. Isso não por incompetência dos salinicultores, mas por fatores alheios á sua vontade, quais sejam: exclusão do sal do benefício da suspensão da cobrança do IPI; fim da isenção do Adicional de  Frete para Renovação da Marinha Mercante ( AFRMM); importação desonerada do sal-gema do Chile; ausência de um canal derivado das águas do rio apodi/Mossoró; ausência de linhas de cabotagem no porto de Natal; inexistência de linhas de crédito para o setor; e inexistência de incentivos fiscais", disse João Maia.

A audiência, proposta pelo presidente da CDEIC, Deputado Federal João Maia ( PR/RN), tem como convidados: A Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, os Prefeitos das cidades de Areia Branca, Galinhos, Grossos, Guamaré, Macau e Mossoró, lém de represntantes da Federação das Indústiras do Rio Grande do Norte- Fiern, Associação Brasileira dos Extratores de sal  - Abersal, Sindicato da Indústria de Extração de Sal - Siesal e o Sindicato da Indústria de Reginação e Moagem de Sal do Estado do Rio de Janeiro.

Deputado Federal João Maia
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário