NA FAIXA DE SEGURANÇA, PREFERÊNCIA É SEMPRE DO PEDESTRE
Moradores da Rua Tonheca Dantas, em Carnaúba dos Dantas/RN, vem reclamando diariamente que aquela artéria já não é um lugar tão seguro para os carnaubenses trafegarem, devido a grande circulação de veículos. Por diversas vezes Dona Nova, uma senhora da cidade, esteve a ponto de sofrer um grave acidente, além de diversos outros cidadãos e cidadãs que trafegam pela rua, e do constante perigo que vivem as crianças que moram nas imediações.
Após a colocação de asfalto na citada rua, o trânsito triplicou, chegando ao ponto de em certas ocasiões(festas e outros eventos), todo trânsito da cidade ser pela Tonheca Dantas, agravando a insegurança dos moradores afetados.
O asfalto foi feito, e nada de sinalização que discipline o trânsito…
É bom saber que o Departamento Estadual de Trânsito, faz constantes campanhas, como é o caso da: ‘Parar na Faixa é Sinal de Respeito à Vida’ , levando à população a importância de utilizar a faixa de pedestres para atravessar com segurança.
Um aspecto importante neste processo é o legal. Parar para o pedestre é lei e seu descumprimento constitui infração gravíssima, com perda de sete (07) pontos na carteira e multa de R$191,33.
E faixa de segurança sem semáforo dá preferência absoluta ao pedestre.
Com esse entendimento, a 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou um motorista a pagar 60 salários mínimos por atropelar um pedestre que atravessava a rua sobre a faixa de segurança.
“A faixa de segurança, onde não há semáforo, dá preferência absoluta ao pedestre, incumbindo aos motoristas parar seus veículos até que nenhum pedestre esteja a atravessar a via”.
Algumas dicas são fundamentais para motoristas e pedestres

MOTORISTA – Ao dar passagem para o pedestre na faixa o motorista não está apenas exercendo sua cidadania, está cumprindo com uma lei. Sendo assim, sempre que chegar numa faixa, diminua a velocidade e preste atenção para ver se algum pedestre quer atravessar. Caso o pedestre estique a mão você deve parar, aguardar que ele cruze a faixa com segurança e depois siga em frente.

PEDESTRE – A faixa é sua segurança, mas ter cuidado é necessário. Antes de atravessar, olhe bem para os dois lados e estique a mão para pedir passagem. Tenha a certeza de que foi visto pelos motoristas e só atravesse com os veículos parados.