quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Fátima comemora aprovação do piso para agentes comunitários de saúde

A comissão especial que analisa a criação de piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias (PL 7495/06 e apensados) aprovou na tarde de hoje (4/10), por unanimidade, o substitutivo do relator, deputado Domingos Dutra (PT-MA), que fixa em R$ 750 mensais a remuneração das categorias. Esse valor valerá até 1º de agosto do ano que vem, quando passará para R$ 866,89.

“Essa votação corrige uma injustiça histórica com essa categoria, super importante para a saúde pública do nosso país”, afirmou a deputada federal Fátima Bezerra, que não pôde votar na proposta porque está em Londres, onde participa do 41º WorldSkills, maior torneio de educação profissional do mundo, em agenda oficial.

Fátima Bezerra foi a relatora da Emenda Constitucional 63/10, que estabeleceu a obrigatoriedade de um piso para a categoria. Semana passada a deputada reuniu-se com lideranças dos agentes comunitários e garantiu apoio ao substitutivo. Na quarta-feira (28/9), ela encontrou o secretário-geral da presidência da República, Gilberto Carvalho, durante a posse do potiguar Swedenberger Barbosa na Associação Brasileira de Odontologia e defendeu a aprovação do substitutivo.

“Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são, muitas vezes, o único contato de setores da população brasileira com o Sistema Único de Saúde. São eles que fazem o controle de doenças como a hipertensão e o diabetes e que são os pilares de programas importantes, como o Saúde na Família”, defendeu Fátima Bezerra, que está em Londres representando a Comissão de Educação e Cultura no 41º WordSkills, o maior torneio de educação profissional do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário