domingo, 9 de outubro de 2011

Lágrimas de crocodilo no retorno de Geraldo Melo ao PMDB - Coluna em O Mossoense

 
Lágrimas de crocodilo no retorno de Geraldo Melo ao PMDB

Eu estou cada vez mais convencido que partido não vale nada mesmo. Na rotina da política brasileira o que vale é o projeto individual e a proximidade que esta ou aquela legenda tem do governo de plantão.

Partido forte é o PG - partido do governo. Mesmo assim há político que mantém o discurso de oposição sabendo que o oxigênio do governo, ainda mais federal, é vital para a sobrevivência da espécie Homo Politiquens.

Eu fiquei impressionado com as declarações do ex-governador e ex-senador Geraldo Melo ao assinar recentemente a ficha de filiação ao PMDB, partido onde iniciou sua vitoriosa carreira política:

"Não fui submetido a nenhuma lavagem cerebral para me filiar ao PMDB. O meu compromisso é com o partido no Rio Grande do Norte. Não tenho compromisso com o governo federal, porque isso não foi exigido de mim. O partido sabe do meu posicionamento", declarou.

Sabemos que Geraldo Melo foi tucano de alta plumagem nos tempos de FHC. É amigo do José Serra, do Tasso Jereissati, do Aécio Neves e de outros políticos do PSDB.

Sabemos que Geraldo sempre criticou o governo do PT, o Lula, o José Dirceu e a Dilma.A gente só não sabe o que Geraldo Melo foi fazer no PMDB, partido comprometido até o pescoço com o governo da presidenta Dilma Rousseff.

Dá para ignorar um detalhe desse tamanho?

O PMDB é governo em Brasília, é governo no âmbito estadual e na maioria dos municípios. Dá para ser governo aqui e não acolá?

Em tempo de eleições, subir neste palanque e deixar de subir noutro?

Para Geraldo Melo deve dar, sim.

Geraldo Melo volta ao PMDB que em 2006 lhe negou o apoio para o Senado ou para o cargo de vice-governador. Naquela ocasião, Garibaldi Filho havia fechado aliança com José Agripino Maia entregando alguns dos anéis ao então pefelê, hoje Democratas.

O acordo beneficiou Rosalba Ciarlini que assumiu vaga no Senado e pavimentou sua estrada para o governo.

O gesto de pura traição política praticamente dizimou as chances de Geraldo Melo para disputa de cargos majoritários.

Sem mandato, Geraldo Melo foi abandonado por correligionários, perdeu o comando do PSDB, perdeu a Prefeitura de Ceará-Mirim e perambulou pelo PPS.

Ao retornar para o PMDB, Geraldo Melo dá uma demonstração de que não guarda mágoas dos aliados históricos Henrique Eduardo e Garibaldi Filho. Se guarda alguma mágoa, não demonstra por puro pragmatismo político.

Geraldo mira em Ceará-Mirim onde pretende eleger novamente a esposa Dona Edinólia, ex-prefeita do município.

Quando soube que Henrique Eduardo Alves derramou lágrimas e pediu desculpas a Geraldo Melo pelo erro cometido em 2006, eu comentei com os meus botões:
- São lágrimas de crocodilo. Henrique Eduardo afirmou esta semana que o PMDB estava certo quando firmou aliança com o grupo da governadora Rosalba Ciarlini em 2006, justamente no ano em que Geraldo Melo, o tucano, foi escanteado.

Dá para acreditar na sinceridade de um choro desse?

Nota final: Garibaldi Filho não marcou presença no ato de filiação de Geraldo Melo. Sem essa de agenda em Brasília ou coisa que o valha! Quando o ministro quer comparecer a algum evento - seja batizado, casamento ou um simples enterro-, Garibaldi move mundos e fundos para estar presente. O ministro deve ter evitado alguma palavra constrangedora no calor da emoção de quem volta para o aconchego no PMDB.


Decolagem
O resultado do leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante será homologado em reunião da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) na próxima terça-feira (11). A agência negou recurso do Aeroportos Brasil contra o vencedor, o consórcio Inframérica. "Mesmo que haja outro recurso à Justiça não terá efeito suspensivo", comemorou o deputado Henrique Eduardo. O aeroporto foi leiloado em agosto e seu contrato será assinado no dia 20 de novembro, talvez, com a presença da presidenta Dilma Rousseff no RN.


Parcial?
Pelas contas do secretário Anselmo Carvalho (Administração), a greve dos servidores estaduais é parcial. Apenas 8 categorias paralisaram as atividades. E esse número é pequeno, secretário?


Ufa!
A ministra Carmem Lúcia (STF) concedeu a liminar que retira o Rio Grande do Norte do CAUC - Cadastro Único de Convênios. Isso impedia a transferência de recursos da União e contratação com instituições federais. O Estado havia sido incluído porque não pagou o FGTS de estagiários contratados pela Secretaria de Educação na gestão passada.


Renúncia
Alegando motivos pessoais, o advogado Fábio Hollanda comunicou sua renúncia do cargo de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral. Ele estava no seu segundo mandato na corte. Até a nomeação do novo juiz titular, o cargo de Hollanda será ocupado por Nilo Ferreira Pinto Júnior, que é juiz substituto da Corte Eleitoral. O mandato de Fábio Hollanda se encerraria em junho do próximo ano, no mês das convenções partidárias.


No banco
O ex-presidente do ABC, Judas Tadeu, pode atacar ou enfrentar retrancas e zagueiros truculentos no campo da política em 2012. Ele assinou ficha no PMDB de Henrique Eduardo no prazo final das filiações. Especula-se que Judas pode concorrer a uma vaga na CMN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário