domingo, 13 de março de 2011

JARDIM DO SERIDÓ. VAMOS PRIVATIZÁ-LA?

O blog recebeu um comentário de um "anônimo" em relação ao post que fizemos relacionado ao mato que cobre algumas ruas e o cemitério público da cidade de Jardim do Seridó.

Nele o internauta recomenda a esse blogueiro que pague alguém para retirar o mato, pois sempre tem a prática de fazê-lo em frente a sua residência, na via pública.

O leitor afirma que seria o ideal pois assim estaríamos ajudando alguém a ter trabalho. O comentário não pôde ser inserido no blog por outros "adjetivos" que o leitor usou, e que nos resguardamos o direito contra essa prática nesse espaço.

Pois bem, em um primeiro instante não vi com bons olhos essa sugestão, pois entendi que o poder público constítuido democraticamente pelo voto nesta cidade teria que realizar essa limpeza pelas ruas e logradouros púbico.

Não vou aqui me deter em detalhes jurídicos se existe lei ou não que obrigue a prefeitura de executar a limpeza pública da cidade. Apenas acredito que pelo bom senso a prefeitura deveria executá-la.

Em cidades vizinhas, abstraindo os problemas outros que existem, não vemos toda esse matagal que as ruas jardinenses encontram-se.

Não querer ver essa realidade, independente de picuinhas políticas, é falta de informação ou a grosso modo "burrice", pois é a saúde pública de todos que está em jogo.

Todos na cidade não vivem reclamando da saúde? Que a saúde vai mal, isso e aquilo outro. Pois bem, quando a cidade está suja o risco de contrair doenças aumenta. Hospital e postos de saúde aumentam a demanda, não há médico e remédio que dê conta. O dispêndio financeiro é maior.

Em uma outra linha de raciocínio imaginei uma cidade fictícia e concordando com o internauta que mandou o comentário, como numa brincadeira de imaginação, pensei: já que ele comunga que devemos pagar para limpar a cidade com recursos do nosso próprio bolso, poderíamos então privatizar a prefeitura. Como? Eu explico.

Numa empresa privada se você não trabalha direito, não anda na linha, você perde o emprego. "Cai fora", "pega o beco". Vocês entederam não é?

Seguindo essa linha de raciocínio toda vez que o mandatário maior da prefeitura não realiza-se os serviços que pagássemos teríamos que substituí-lo, como numa empresa privada.

Talvez, com essa prática o administrador da "empresa prefeitura" se esmerasse mais e executasse a contento suas tarefas, afinal ele estava sendo bem pago para isso.

Será que com a ameaça de perder seu emprego o administrador da nossa cidade fictícia não se esforçaria mais?

E quem fiscalizaria o nosso administrador imaginário?

Bom, além de nós, cidadãos, poderíamos democraticamente é claro, outorgar poderes a uma comissão especial, que seria proporcional ao número de habitantes da cidade.

Poderíamos chamá-los de Fiscais do Povo. E se eles não cumprissem o que determinamos? Ora, ora, substituiriamos por outros. Pelos seus "suplentes".

Bom, pena que tudo isso fica só na imaginação.

Mas valeu pela atenção, e...

Entendam a mensagem, e pensem bem. Vocês são cidadãos.
fonte: eliel bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário