Estive hoje visitando o município de Lagoa Nova e fui até o local onde esta sendo construída A Unidade de Beneficiamento de Carnes (UBC), (Matadouro).
Confesso que fiquei surpreso com o que vi, em relação às instalações, tudo feito com um selo impecável e com material de primeira linha.
Com previsão de inauguração para os próximos trinta dias, A Unidade de Beneficiamento de Carnes (UBC), é um ambiente realmente digno de elogios.
Para que os senhores leitores tenham uma idéia, o animal vai sair do jequi para o abate por um corredor calçado, depois de abatido o animal será suspenso por meios de equipamentos mecânicos e ficará dependurado para ser retirado o couro e desossado.
Daí, será transportado até uma câmara fria, sem nenhum contato manual, será tudo automático e muito higiênico.
Da mesma forma, o ambiente foi projetado para o abate de suínos e caprinos, os currais onde os animais ficaram aguardando a hora de serem sacrificados, são compostos de baias para alimentação e depósitos com água para o consumo do animal.
Todos feitos de alvenarias e calçamentos, para que o animal não fique exposto a lama como estamos acostumados a presenciar nos abatedouros, as famosas cocheiras com muita lama e fedentina.
Para que o meio ambiente seja protegido, a prefeitura municipal de Lagoa Nova teve o devido cuidado de construir três grandes depósitos para o acumulo e decantação dos resíduos animais, especialmente o sangue, para evitar que seja jogado ao solo sem antes ter um tratamento adequado.
Por fim, o manuseio do protudo final que é a carne que vai para o consumo da população, será feito com bastante cuidado, higienização e sem trazer riscos para a saúde do povo lagoa-novense.
E isso, até mesmo na famosa carne de sol, que, até para esse detalhe o prefeito Erivan Costa e sua equipe tiveram o devido cuidado de projetar um ambiente para o devido tratamento da carne na hora de ser salgada, para evitar que sofra qualquer tipo de exposição a bactérias e/ou outros meios de trazer contaminação e prejuízos a saúde humana.
fonte:serido potiguar
fonte: lagoa nova verdade
Nenhum comentário:
Postar um comentário