sexta-feira, 4 de março de 2011

Alta do PIB coloca Brasil como sétima economia do mundo, diz Mantega

Mantega destacou que a economia não está superaquecida

Mantega destacou que a economia não está superaquecida
Com o crescimento de 7,5% do PIB em 2010, o Brasil se tornou a sétima economia do mundo, superando a França e a Grã-Bretanha. A afirmação foi feita no final da manhã desta quinta-feira pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, baseado em estudos da equipe econômica do governo.

“Se considerarmos o PIB a preços de paridade e poder de compra, em conta ainda não oficial, a ser feita pelo FMI ou pelo Banco Mundial, atingimos um PIB de R$ 3,6 trilhões, o que nos coloca em sétimo lugar, superando a França e o Reino Unido”, disse.

Segundo o ministro, o resultado de 2010 coloca o Brasil entre os cinco países que mais cresceram no período, ficando atrás da China, da Índia, da Argentina e da Turquia.

Superaquecimento e cortes

Apesar do alto índice de crescimento registrado em 2010, o ministro disse que a economia não está superaquecida, e justificou apontando a elevação de 0,7% no PIB registrada no quarto trimestre em comparação com o terceiro.

“No quarto trimestre crescemos 0,7%, com uma despesa pública negativa em 0,3%. Isso indica que economia não está superaquecida e que a poupança de 2011 crescerá mais que a de 2010”, destacou o ministro.  “(O crescimento) de 7,5% é muito, mas é um momento excepcional por causa da crise, mas já estamos agora num patamar de 5% a 5,5%”, acrescentou Mantega.

Mantega também falou sofre redução nos gastos e voltou a afirmar que o governo manterá o plano de cortar R$ 50 bilhões do Orçamento de 2011. “Não vamos deixar de fazer ajustes. Eles permanecerão até o final do ano”.

fonte:  Marcos Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário