quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Secretária de Saúde declara guerra contra a Dengue, pois a Dengue mata!

Secretária de saúde visitando terrenos particulares abandonados pelos donos.
O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Por exemplo: caixas d’água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada. Portanto, considerando essa facilidade de disseminação, podemos imaginar o grau de dificuldade para efetivamente combater a doença – o que só é possível com a quebra da cadeia de transmissão, eliminando o mosquito dos locais onde se reproduzem. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença. Na eventualidade de uma epidemia de dengue numa comunidade ou município, há a necessidade de serem executadas medidas de controle como o uso de inseticidas aplicados através de carro-fumacê ou nebulização, para diminuir o número de mosquitos adultos transmissores e interromper a disseminação da epidemia. Nessa oportunidade, a comunidade deve cooperar com o processo de nebulização, mantendo as portas e janelas das casas abertas, de modo a permitir a entrada do inseticida.
Secretária de saúde juntamente com o secretário de obras se reunindo com as equipes.
Prefeitura Municipal de Florânia, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras, realiza mobilização no bairro Rainha do Prado para alertar sobre o combate a DENGUE.
A equipe do mutirão de limpeza estar eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, onde os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde estão realizando, ações educativas de casa em casa, alertando e informando como prevenir o nascimento do mosquito.
Durante todo o dia, o secretario de obras Sinval Cavalcante e a secretaria de saúde Iluska Maria esteve no local, visitando as casas e acompanhando a mobilização. O prefeito em exercício o senhor Edmilson Pinheiro Borges acompanhou os trabalhos de perto.
Secretária em visita orientando a população.
Os tratores da prefeitura municipal de Florânia e as caçambas recolheram os lixos depositados nos terrenos baldios, as fossas cheias do bairro foram desgostadas e a limpeza do bairro continua por toda a semana. Uma ação de prevenção e conscientização.
Segundo Iluska a prevenção é a forma mais simples de evitar à dengue “É preciso eliminar os lugares que os mosquitos escolhem para a reprodução e, por isso, se faz necessário não deixar a água limpa parada em qualquer tipo de recipiente, uma simples tampinha de garrafa é um criadouro potencial. A Dengue tem que ser combatida todos os dias, a prevenção é a melhor maneira de evitar a doença e a população em geral tem que fazer a sua parte também” explanou a secretaria de saúde.
Terrenos sendo limpos pela prefeitura.
Sintomas: Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias.O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem:
Febre alta com início súbito· Forte dor de cabeça· Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos· Perda do paladar e apetite· Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores· Náuseas e vômitos· Tonturas· Extremo cansaço· Moleza e dor no corpo · Muitas dores nos ossos e articulações.
fonte: edson dantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário