quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Rosalba Ciarlini


Rosalba Escóssia Ciarlini Rosado (Mossoró, 26 de outubro de 1952) é uma médica e política brasileira. Filiada ao partido dos Democratas, é a atual governadora do estado do Rio Grande do Norte.

[editar]Biografia

Neta do italiano Pietro Ciarlini, um dos precursores da prática do futebol no Rio Grande do Norte.[1] Rosalba é médica pediatra formada pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte. Presidiu a filial da Unimed em Mossoró.
Estreou na política em 1988 quando foi eleita, pela primeira vez, prefeita de sua cidade natal, na época pelo PDT. Elegeria-se novamente prefeita em 1996, sendo reeleita em 2000. Em 1994 concorreu como vice-governadora na chapa encabeçada por Lavoisier Maia Sobrinho, sendo derrotados ainda no primeiro turno para Garibaldi Alves Filho. Em 2006 foi eleita senadora da República pelo Rio Grande do Norte após uma dura disputa contra então senador Fernando Bezerra, por uma diferença de 0,76% dos votos.[2]
Em 3 de outubro de 2010 foi eleita governadora do Rio Grande do Norte, no 1° turno, com 52,46% dos votos válidos.[3]
Ocupou o cargo de senadora até dezembro de 2010 (assumindo o seu lugar o suplente Garibaldi Alves, pai do senador Garibaldi Alves Filho) e em 2011 assumiu o governo do Rio Grande do Norte. Foi presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, no período de 2009-2010
É casada com Carlos Augusto Rosado, filho do ex-governador local Dix-Sept Rosado, tem quatro filhos: Lorena, Carlos Eduardo, Karla e Marlos. Sua irmã, Ruth Ciarlini, foi deputada estadual potiguar e é atual vice-prefeita de Mossoró.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário