quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PR Dilma Rousseff obtém primeira vitória ao aprovar valor do salário mínimo

São Paulo, Brasil, 17 fev (Lusa) -- A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, obteve a sua primeira vitória política na Câmara, desde que assumiu o poder em janeiro, ao aprovar o novo valor do salário mínimo de 545 reais (242 euros) para este ano.
Foram mais de dez horas de discussões e negociações na Câmara dos Deputados, antes da aprovação da proposta do Governo, na madrugada de hoje.
A proposta segue agora para análise do Senado, onde o Governo Dilma Rousseff também detém o apoio da maioria para a votação que deverá decorrer no dia 23 de fevereiro.
A proposta aprovada pelos deputados estabelece igualmente a regra de aumento para o salário mínimo até 2015, com base na aplicação da inflação mais o índice de crescimento da economia de dois anos antes.
Representantes das centrais sindicais e de partidos de oposição, insatisfeitos com a proposta do Governo, votaram pela aprovação de um valor maior, mas foram derrotados.
Atualmente, 47,7 milhões de brasileiros, cerca de um quarto da população, recebem o salário mínimo, entre trabalhadores (29,1 milhões), reformados e pensionistas (18,6 milhões).
O Governo Dilma Rousseff argumentou que um aumento maior para o salário mínimo poderia comprometer o ajuste das contas públicas, exatamente no momento em que a orientação é cortar despesas.
Na semana passada, a equipa económica da Presidente anunciou uma diminuição de 50 mil milhões de reais (22 mil milhões de euros) nas despesas previstas no orçamento deste ano.
Trata-se da maior redução dos gastos públicos dos últimos oito anos, com o objetivo de diminuir a dívida do Governo e de controlar a inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário