quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

No dia do Repórter Caso F. Gomes é Citado na Revista Veja

O SITE DA DA REVISTA VEJA PUBLICOU NESTA QUARTA-FEIRA (16) UMA REPORTAGEM INTITULADA:

CENSURA NA AMÉRICA LATINA ESTÁ EM UM NÍVEL ALARMANTE

"ESTUDO APONTA QUE 44 JORNALISTAS FORAM MORTOS EM 2010, UM DELES NO BRASIL" 

A censura na América Latina alcançou um dos níveis mais altos desde que a região democratizou-se, há três décadas, aponta um relatório do Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ) divulgado nesta quarta-feira. O levantamento feito mostra que 44 jornalistas foram mortos em 2010 em todo o mundo – um deles no Brasil – e 145 foram presos. Outras 31 mortes estão sob investigação. Desde 1992, o total chega a 852. Neste ano, já são cinco vítimas fatais. 

"Apesar de a censura não ter a mesma envergadura do que na época das ditaduras militares, quando muitos jornalistas desapareceram e as forças armadas ditavam o que podia ou não ser publicado, seu ressurgimento é preocupante", adverte o documento do CPJ. 

Cerca de 90% das vítimas do ano passado eram repórteres locais que cobriam questões que afetam suas comunidades. No caso do Brasil, após dois anos sem assassinatos confirmados, Francisco Gomes de Medeiros, diretor da Rádio Caicó, no Rio Grande do Norte, foi morto por causa de reportagems F.gomes foi morto no dia 18 de outubro de 2010.
fonte: rosivan amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário