quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Embaixadora da Suécia visita Governadora.

“Vim conhecer o melhor do Rio Grande do Norte e saber um pouco mais para formarmos planos de investimentos”. Foi assim que a embaixadora da Suécia, Annika Markovic, começou a conversa em sua visita a Governadora Rosalba Ciarlini nesta quinta-feira, 17.
O encontro contou com a presença do vice-governador, Robinson Faria; do secretário de Estado para Assuntos da Copa 2014, Demetrio Torres; do o Cônsul da Suécia, Sérgio Lobo; da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto; do secretário de Estado do Esporte e do Lazer, José Joacy Bastos.
De acordo com a Annika Markovic, existem hoje 230 empresas suecas no Brasil, mas a maioria operando no eixo Sul-Sudeste.  Segundo a Embaixadora, a Suécia tem interesse em distribuir os investimentos. “Queremos fazer parte do desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, disse Annika.
A intenção do governo é captar alguns desses investimentos para o RN. “O Brasil tem que voltar os olhos para o Nordeste. O eixo Sul-Sudeste já está congestionado”, ressaltou Rosalba, e acrescentou: “Vamos trabalhar idéias para o desenvolvimento do Estado”.
A visita da Embaixadora da Sueca se deu a partir de um convite da Governadora, que ressaltou a importância do Rio Grande Norte em expandir as relações com países com grande poder de investimento, como a Suécia. “Sempre tivemos muitos interessados em fazer negócios no nosso estado, mas ficávamos parados. A postura agora é de fazer acontecer”, disse a governadora.
A Suécia é um dos países que mais recicla no mundo, além de apresentar um forte investimento em energias sustentáveis e limpas, como a energia eólica. Anikka Markovic ressaltou o trabalho recente do consulado da Suécia no Brasil com ações sobre desenvolvimento urbano sustentável que foram realizadas em Fortaleza, Recife e Salvador. De acordo com o Cônsul da Suécia, Sérgio Lobo, que acompanhava a Embaixadora, o plano é desenvolver ações semelhantes no Rio Grande do Norte. “Fizemos seminários sobre desenvolvimento urbano sustentável nessas capitais e agora com essa abertura também podemos ter um aqui em Natal”, disse Sérgio Lobo.
Ainda com foco em ações de desenvolvimento com sustentabilidade, Rosalba Ciarlini destacou o bom cenário para a produção de energia eólica no Estado. A Governadora falou ainda do investimento maciço em capacitação técnica que será feito para preparar trabalhadores. “Somos auto-suficientes em energia e podemos fazer com que nossos jovens tenham oportunidade de um bom emprego”, disse Rosalba, que ainda destacou a alta produção salineira e os bons índices da fruticultura irrigada, desenvolvida na região semi-árida. “Temos também bom cenário para a produção de camarões em cativeiro e pesca de atum. No setor minerador temos minério de ferro, calcário e tungstênio”, ressaltou a Governadora. Além disso, Rosalba comunicou que o ensino técnico será incrementado com dez novos projetos, alguns já em construção.
Quanto aos canais de distribuição das riquezas do Estado, Rosalba falou das conversas com a Presidenta Dilma Roussef em sua recente visita à Brasília sobre o aeroporto de São Gonçalo e a ZPE. “A Presidenta me deu a palavra de honra quanto a fazer o possível para o fim das obras do aeroporto de São Gonçalo. Já estamos com as pistas prontas e temos inclusive uma Zona de Processamento de Exportação prevista para entrar em funcionamento nos arredores do aeroporto. Isso vai completar a logística da região Nordeste”, disse a Governadora.
No setor Turístico, a Governadora ressaltou para Annika Marcovik as potencialidades naturais que o Estado apresenta e a preparação que está sendo feita para a Copa 2014. O secretário de Estado para Assuntos da Copa 2014, Demétrio Torres, garantiu que a estrutura do novo estádio ficará pronta dentro do prazo. “A estrutura é pré-moldada, já vem semi-pronta”, disse o Secretário.
fonte: edson dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário