quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Superar Pelé e Dinamite torna-se última meta de Rogério Ceni

Rogério também marcou o milésimo gol do São Paulo em Campeonatos Brasileiros, em 2000 contra o InterRogério também marcou o milésimo gol do São Paulo em Campeonatos Brasileiros, em 2000 contra o Inter

Após completar mil jogos com a camisa do São Paulo nesta quarta-feira, Rogério Ceni terá mais uma meta para alcançar em sua carreira: tornar-se o jogador com mais partidas por um mesmo clube do Brasil. Para isso, ele precisará superar Roberto Dinamite, com 1108 atuações pelo Vasco, e Pelé, que entrou em campo 1116 vezes pelo Santos.
Números que, pelo histórico do goleiro, não parecem tão difíceis de serem alcançados. O capitão são-paulino não fica fora de uma partida do clube desde a segunda rodada do Campeonato Paulista de 2010, em que o Tricolor enfrentou o Mirassol e o técnico Ricardo Gomes escalou um time completamente reserva. De lá para cá, foram 120 jogos consecutivos.

"Mil jogos é um feito que já foi alcançado por Pelé e Roberto Dinamite, mas, no momento que vive o futebol brasileiro, fico feliz por ser o terceiro atleta a alcançar isso, em um clube da grandiosidade do São Paulo", disse Rogério, já dono de diversos recordes.

Apenas pelo time do Morumbi, o goleiro é o líder de 11 estatísticas. Entre elas o de atleta há mais tempo no clube (desde setembro de 1990), o de goleiro com maior série sem sofrer gols na história do São Paulo no Campeonato Brasileiro (990 minutos) e o de jogador que mais vezes foi capitão da equipe (757 partidas).

Mas Rogério é também importante no futebol mundial. Com 103 gols marcados, ele é o maior goleiro-artilheiro da história e o único a balançar a rede ao menos 100 vezes. O segundo da lista é o chileno José Luis Chilavert, que foi às redes 62 vezes.

O são-paulino, no entanto, minimiza a marca e acredita que ainda será superado por conta da evolução da modalidade. "Com relação aos 100 gols, acho que ainda vão ter a oportunidade de ver alguém repetir. Provavelmente vai demorar, mas com a evolução do futebol, quem sabe a gente tenha atletas que façam isso", explicou.

Vinculado por contrato com o Tricolor até o fim de 2012, Rogério diz não traçar prazos para superar os números de Pelé e Dinamite em um mesmo clube do futebol brasileiro, mas dá sinais de que está animado com a boa fase que vive na meta são-paulina. E deve continuar no clube enquanto ela perdurar.

"Vivo o dia de hoje, não pretendo bater recorde de ninguém. Não sou esse cara que vocês têm o conceito", afirmou Rogério, dono de 16 títulos com a camisa do São Paulo e também o atleta que mais jogou no Morumbi. Foram 483 partidas no estádio, duas pela Seleção e 481 pela equipe que defende há 21 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário