Prof. valderi Idalino da Siva 
Qual  é o papel da escola numa gestão democrática? Antes de responder a essa  pergunta é preciso problematizar uma outra:  O que é uma gestão  democrática? Vamos tentar iniciar a construção de uma proposta que  conceitue simultaneamente a essas duas indagações partindo-se do ponto  de vista da cumplicidade que há entre ambas. 
Antes  é preciso entender que a escola é um universo sociocultural complexo,  no espaço escolar as ciências se encontram e se relacionam por meio das  pessoas que promovem a construção do saber, essa articulação tem tudo  para ser conflituosa quando de fato existem pessoas ativas  protagonizando o processo ensino-aprendizagem, numa discussão pedagógica  em torno do aprender,  várias questões precisam ser levadas em  consideração, tais como, o tempo, as personalidas, os prazeres pessoais e  coletivos, os instintos, as leituras, as experiências (in)formais, as  tendências, a cultura e ainda de quebra a tradição, esse último detalhe  quase sempre é o responsável pela resistência ao novo. 
"o que concerne a todos deve ser decidido por todos”  Leonardo Boff 
A atuação  de uma gestão democrática, no que é pertinente ao âmbito pedagógico, é o  de fomentar a inclusão dos pensamentos de todas as sociedades que  compõem a escola, quando as discussões são desenvolvidas com o propósito  de se formar cidadãs e cidadãos autônomos, ativos, reflexivos,  questionadores, autocríticos e politizados, com base nos princípios da  solidariedade, do amor fraterno e da sensibilidade aos interesses  primeiramente do coletivo, por mais absurdo que pareça ser um pensamento  não se deve excluí-lo, mas questioná-lo, convidando o autor a refletir e  refletir com ele sabendo que as verdades são momentâneas e que as  respostas nunca estão prontas e acabadas, a história está cheia de  exemplos que nos falam que a minoria estava certa, os grandes  conquistadores sempre ouviram as minorias. A escola que realmente  participa de uma gestão democrática é revolucionária e não permanece  refém de uma tradição.
Uma  gestão democrática é produto dos interesses da maioria das pessoas e  dos segmentos que participam da escola. É preciso lembrar que o aluno ou  aluna é ser humano, e, como tal, também pensa,  ver, medita, se cansa,  se angustia, passa por problemas, etc., é preciso levar muito a sério o  que o (a) aluno (a) diz, pois que, falar que o pensamento do aluno é  errado ou simplesmente ignorá-lo  pode ser uma grande barbárie, escutar o  aluno e atentar para seus anseios é o principal dever de uma gestão  democrática escolar. . .
 A  liberade nasce da discussão, se quizer continuar escravizando pessoas  evite a discussão e ignore seus questionamentos, mas se quer formar  homens e mulheres livres deem uma chance para o que pensam. Valderi Idalino

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