segunda-feira, 5 de setembro de 2011

EXEMPLO: PT LIMITA CANDIDATURAS DE PARLAMENTARES DO PARTIDO.


Ao final do 4º Congresso Nacional do PT, realizado neste final de semana, na Capital Federal, partido limita quantidade de eleições que filiados poderão disputar. e define parâmetros para pedir no Congresso o marco regulatório da mídia. Moção de apoio a José Dirceu é deixada de lado

A partir de 2014, parlamentares do PT não poderão mais se reeleger indefinidamente. A mudança aprovada para o estatuto da legenda limita a quantidade de eleições seguidas que os filiados poderão disputar. Essas e outras alterações estatutárias foram divulgadas em paralelo à resolução política da legenda, elaborada por ocasião do 4º Congresso Nacional do PT, encerrado neste domingo em Brasília.

Com o apoio de 57% dos 1.350 delegados presentes no Congresso, a nova regra determina que vereadores, deputados estaduais e federais só poderão ter três mandatos consecutivos e senadores, dois mandatos.

A mudança é uma espécie de “revolução” da base do partido contra parlamentares da elite e foi proposta por militantes insatisfeitos com a falta de renovação parlamentar da sigla, e também seguindo as demandas da ala jovem do partido. “Se o partido quer fazer a reforma política incluindo a votação em lista fechada, precisa garantir ao povo brasileiro que haverá renovação nas casas legislativas, para que ninguém fique se perpetuando no poder”, afirmou o deputado federal Reginaldo Lopes (MG), um dos principais defensores da idéia.

Se a regra fosse válida a partir de agora, alguns nomes tarimbados do partido poderiam perder o cargo, como é o caso do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que está em seu quinto mandato na Câmara, e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que completará em 2014 sua terceira legislatura no Senado (ou seja, há 24 anos no exercício do mandato). Porém, como a contagem só será válida a partir da próxima eleição, caso Suplicy se candidate e seja eleito, ele poderá continuar no Senado até 2030, quando estará com 89 anos.
fonte: Herbert  Mota 

Nenhum comentário:

Postar um comentário