quinta-feira, 19 de maio de 2011

Açude Gargalheiras sangra e vira assunto no twitter

O açude Gargalheiras, no Rio Grande do Norte, começou a sangrar na manhã desta quinta-feira. Num paredão de 25 metros de altura, a água vaza formando uma gigantesca cachoeira feita pelas mãos do homem. A sangria do Gargalheiras está entre os assuntos mais comentados no twitter nesta quinta-feira.
O açude resulta do fechamento do Rio Acauã entre duas serras, a do Abreu e Gargalheiras e as águas represadas pela barragem abastecem as cidades de Acari e Currais Novos. São 44 milhões de metros cúbicos de água acumulada e a sangria não é comum. Em geral, ocorre em intervalos de três a quatro anos.
O secretário de Turismo de Acari, Sérgio Enilton, um ex-professor de História, conta que a região abrigou uma grande lagoa e uma área pantaneira. Ali, em volta da água, viviam as principais tribos índigenas da região.
O Rio Acauã faz parte da Bacia do Rio Piranhas-Assu, principal rio que corta a região do Seridó.
- A palavra Seridó deriva do tupi guarani e significa terra árida, seca - explica Enilton.
A cidade de Acari, de 11 mil habitantes e localizada a 210 km de Natal pela BR-226, e a vizinha Currais Novos disputam com suas belezas naturais o nascente ecoturismo. O povo da região há muito aprecia a natureza privilegiada e já ajudou a eleger a barragem de Gargalheiras como uma das "maravilhas" do estado, ao lado do Morro do Careca, em Natal, e da Serra da Barriguda.
A vizinha Currais Novos divide os louros com Acari. Em suas terras está o cânion dos Apertados, por onde corre a água do Rio Acauã. Trata-se do único canyon de rocha granítica do mundo e fica em uma fazenda particular.
A economia das duas cidades, basicamente de gado leiteiro, promete crescer atraindo turistas.
A história da barragem de Gargalheiras também reflete a história de como as coisas acontecem no país. Sua primeira planta, segundo Enilton, é de 1909 e em 2009 a região comemorou seus 100 anos. A ideia surgiu com a seca de 1877, que levou o então Instituto de Obras contra as Secas a estudar a construção de grandes reservatórios no Nordeste.
Da planta à inauguração da barragem os moradores do Seridó tiveram de esperar 50 anos. A barragem que originou o açude só ficou pronta em 1960,l quando foi oficialmente inaugurada. No meio do caminho, várias interrupções da obra, que chegaram a ser tocadas por empresas inglesas.
O nome Gargalheiras, segundo Enilton, vem das coleiras ou gargantilhas que eram usadas pelos escravos. 
fonte: acari news

Nenhum comentário:

Postar um comentário