Prof. valderi Idalino da Siva
Qual é o papel da escola numa gestão democrática? Antes de responder a essa pergunta é preciso problematizar uma outra: O que é uma gestão democrática? Vamos tentar iniciar a construção de uma proposta que conceitue simultaneamente a essas duas indagações partindo-se do ponto de vista da cumplicidade que há entre ambas.
Antes é preciso entender que a escola é um universo sociocultural complexo, no espaço escolar as ciências se encontram e se relacionam por meio das pessoas que promovem a construção do saber, essa articulação tem tudo para ser conflituosa quando de fato existem pessoas ativas protagonizando o processo ensino-aprendizagem, numa discussão pedagógica em torno do aprender, várias questões precisam ser levadas em consideração, tais como, o tempo, as personalidas, os prazeres pessoais e coletivos, os instintos, as leituras, as experiências (in)formais, as tendências, a cultura e ainda de quebra a tradição, esse último detalhe quase sempre é o responsável pela resistência ao novo.
"o que concerne a todos deve ser decidido por todos” Leonardo Boff
A atuação de uma gestão democrática, no que é pertinente ao âmbito pedagógico, é o de fomentar a inclusão dos pensamentos de todas as sociedades que compõem a escola, quando as discussões são desenvolvidas com o propósito de se formar cidadãs e cidadãos autônomos, ativos, reflexivos, questionadores, autocríticos e politizados, com base nos princípios da solidariedade, do amor fraterno e da sensibilidade aos interesses primeiramente do coletivo, por mais absurdo que pareça ser um pensamento não se deve excluí-lo, mas questioná-lo, convidando o autor a refletir e refletir com ele sabendo que as verdades são momentâneas e que as respostas nunca estão prontas e acabadas, a história está cheia de exemplos que nos falam que a minoria estava certa, os grandes conquistadores sempre ouviram as minorias. A escola que realmente participa de uma gestão democrática é revolucionária e não permanece refém de uma tradição.
Uma gestão democrática é produto dos interesses da maioria das pessoas e dos segmentos que participam da escola. É preciso lembrar que o aluno ou aluna é ser humano, e, como tal, também pensa, ver, medita, se cansa, se angustia, passa por problemas, etc., é preciso levar muito a sério o que o (a) aluno (a) diz, pois que, falar que o pensamento do aluno é errado ou simplesmente ignorá-lo pode ser uma grande barbárie, escutar o aluno e atentar para seus anseios é o principal dever de uma gestão democrática escolar. . .
A liberade nasce da discussão, se quizer continuar escravizando pessoas evite a discussão e ignore seus questionamentos, mas se quer formar homens e mulheres livres deem uma chance para o que pensam. Valderi Idalino
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